Conforme publicou o portal G1, o estudo proposto pelo Ministério da Saúde brasileiro tem como objetivo vacinar 80% da população do município com a primeira dose já no domingo (16). Cerca de 2,5 mil voluntários se cadastraram para ajudar na organização da imunização em massa do município.
A ideia é utilizar a estrutura das eleições municipais de 2020, transformando os pontos de votação e locais de vacinação. As 80 mil doses necessárias para iniciar a vacinação chegaram a Botucatu na quinta-feira (13).
A cidade de Botucatu tem uma população de 106 mil habitantes e até agora registra 203 mortes e 12.503 casos do novo coronavírus.
Além da adaptação dos pontos de votação, um esquema de segurança foi montado pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar. Os policiais ficarão a postos para casos de tentativa de fraude, uma vez que o estudo busca vacinar apenas os moradores da cidade. Os universitários que vivem em Botucatu e são de outras cidades serão imunizados em uma ação específica, ainda sem data.
Um estudo semelhante foi realizado na cidade de Serrana, também no interior de São Paulo. No caso, o objetivo era avaliar a eficácia da vacina CoronaVac. A campanha de imunização no município foi concluída pelo governo paulista em meados de abril.