Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 17 de maio

Bom dia! A Sputnik Brasil acompanha as notícias mais importantes desta segunda-feira (17), na qual o Ministério da Saúde contraindica a cloroquina para tratamento de COVID-19, Ricardo Nunes assume a prefeitura de São Paulo e bombardeios israelenses visam sistema de túneis da Faixa de Gaza.
Sputnik

Ministério da Saúde contraindica cloroquina para pacientes com COVID-19

Neste domingo (16), documento elaborado pelo Ministério da Saúde contraindicou o uso de cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina e outros medicamentos para o tratamento de pacientes hospitalizados com COVID-19. De acordo com o relatório, elaborado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), "não há evidências" sobre o benefício do uso da cloroquina, "seja no seu uso de forma isolada ou associada a outros medicamentos". O documento, considera o uso de corticoesteroides em casos específicos da doença, sob orientação médica, reportou a Folha de São Paulo. O Brasil confirmou mais 971 óbitos e 34.605 casos de COVID-19, totalizando 435.823 óbitos e 15.625.218 diagnósticos da doença, informou o consórcio entre secretarias estaduais de saúde e veículos de imprensa.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 17 de maio

Ricardo Nunes é o novo prefeito de São Paulo

Ricardo Nunes (MDB) assume a Prefeitura de São Paulo, após a morte prematura de Bruno Covas, neste domingo (16). O emedebista, de 53 anos, já havia assumido o comando da cidade interinamente desde o dia 3 de março, quando Covas foi internado para tratamento de câncer no sistema digestivo. Antes de ser eleito como vice-prefeito em 2020, Nunes havia sido vereador por dois mandatos. Considerado mais à direita do que seu antecessor, o novo prefeito foi acusado de favorecer empresas de sua família em contratos com creches na capital paulista. Durante a campanha, um caso de violência doméstica ocorrido em 2011 veio à tona, mas foi negado pela suposta vítima e atual esposa do novo prefeito de São Paulo.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 17 de maio

Israel mira sistema de túneis do Hamas em Gaza

Na madrugada desta segunda-feira (17), as Forças de Defesa de Israel (FDI) realizaram diversos ataques contra o sistema de túneis usados pela resistência palestina na Faixa de Gaza, enclave no qual vivem dois milhões de palestinos. Após cerca de 60 foguetes do Hamas terem sido lançados contra as cidades israelenses de Beersheba e Ashkelon, Israel teria destruído residências de líderes do Hamas. Os ataques desta madrugada geraram queda de energia e danos materiais significativos em Gaza, mas ainda não há relatos de vítimas fatais. No domingo (16), ataques israelenses no enclave deixaram cerca de 42 palestinos mortos, incluindo dez crianças. De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, cerca de 197 palestinos teriam morrido, incluindo 58 crianças, desde o início das hostilidades. Dez pessoas morreram em Israel, incluindo duas crianças, informaram autoridades israelenses.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, faz gestões junto aos seus homólogos do Qatar, Egito e Arábia Saudita para tentar negociar o fim das hostilidades. Durante reunião do Conselho de Segurança da ONU neste domingo (16), os EUA prometeram apoio total "caso as partes busquem um cessar-fogo". No entanto, os EUA teriam bloqueado a aprovação de declaração conjunta do Conselho condenando a escalada nas hostilidades, reportaram fontes diplomáticas ao jornal The Times of Israel. O presidente norte-americano, Joe Biden, disse que "ambos os palestinos e israelenses têm o direito de viver em segurança [...] e gozar da mesma medida de liberdade, prosperidade e democracia".

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 17 de maio

Esquerda e independentes saem na frente em eleição para constituinte no Chile

Neste domingo (16), apuração de votos aponta maioria de deputados de esquerda e independentes para a Assembleia Constituinte chilena. O partido de centro-direita Chile Vamos, liderado pelo presidente do país, Sebastián Piñera, estaria com menos de um terço das cadeiras. "Não estamos sintonizados adequadamente com as demandas e desejos dos chilenos", disse o presidente em entrevista coletiva. As propostas para a nova constituição chilena demandam três terços dos votos, o que indica que os partidários de Piñera precisarão forjar alianças para ter a voz ouvida na assembleia. A constituinte elaborará uma nova Constituição para o Chile, para substituir a atual carta magna, elaborada durante o período da ditadura de Augusto Pinochet. "Queremos um Estado que garanta direitos sociais universais [...] vamos construir o Chile do zero", disse à Reuters o líder da coalisão de esquerda, Gabriel Boric.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 17 de maio

Sanofi e GSK divulgam resultados provisórios positivos para sua vacina contra COVID-19

Nesta segunda-feira (17), a farmacêutica francesa Sanofi anunciou o início de testes clínicos da fase três com sua vacina contra a COVID-19 desenvolvida em parceria com a britânica GlaxoSmithKline (GSK). Dados preliminares dos testes da fase dois demonstraram resposta imune robusta contra o novo coronavírus. "Os resultados provisórios da fase dois mostraram de 95% a 100% de soroconversão após uma segunda injeção em todas as faixas etárias [18 a 95 anos], com tolerabilidade aceitável e sem problemas de segurança", disse a Sanofi em declaração. A vacina usa a mesma tecnologia de um dos imunizantes contra a gripe sazonal desenvolvidos pela farmacêutica francesa. A fase três será conduzida com cerca de 35 mil adultos e terá os resultados divulgados no quarto trimestre de 2021.

Comentar