Sistema hipersônico LRHW dos Estados Unidos está entre os alvos do S-500 russo, diz fonte

Comentando a recente publicação americana sobre as capacidades de seu míssil hipersônico LRHW no caso de um conflito com a Rússia, fonte da indústria de defesa russa revelou que o sistema S-500 é capaz de o interceptar.
Sputnik

As capacidades do sistema de defesa antimíssil russo S-500 permitem com grande probabilidade interceptar alvos como os blocos hipersônicos do sistema LRHW (Arma Hipersônica de Longo Alcance) desenvolvido nos EUA, disse à Sputnik uma fonte na indústria de defesa.

Segundo a revista Popular Mechanics, as Forças Armadas dos Estados Unidos serão equipadas com a arma LRHW, o que permitirá atacar a Rússia do espaço em caso de conflito.

Supõe-se que a velocidade máxima da ogiva será 17 vezes superior à do som (cerca de 21 mil quilômetros por hora, dependendo das condições atmosféricas), e que poderá atingir alvos a uma distância de até 2,7 mil quilômetros.

"O mais recente sistema de defesa antimísseis S-500 Prometei é capaz de interceptar armas aeroespaciais hipersônicas em manobra, voando a velocidades ainda maiores. Desta forma, os sistemas americanos LRHW indicados nas publicações da mídia enquadram-se na classe de alvos que o S-500 intercepta com alta probabilidade", disse a fonte.

Segundo ele, "considerando o fato de que no conceito LRHW a ogiva será um planador deslizante hipersônico pouco manobrável, será fácil de derrubar para o S-500.

Além disso, a fonte informou que o S-500 possui seu próprio radar móvel para identificar os alvos de tal classe. Isso permite não limitar a defesa antimíssil a uma determinada região.

O S-500 Prometei, também conhecido como 55R6M Triumfator-M, é um sistema de nova geração que pode interceptar alvos a longa distância e em grande altitude, com um potencial aumentado de defesa contra mísseis. De acordo com os dados de fontes abertas, o alcance do S-500 é de cerca de 600 quilômetros. Suas características ultrapassam o sistema russo S-400 que está em serviço e seu concorrente norte-americano Patriot Advanced Capability-3.

Comentar