No Reino Unido, milhares vão às ruas contra bombardeios de Israel na Palestina

Neste sábado (22), milhares de pessoas saíram às ruas no centro de Londres em apoio à Palestina, após a recente escalada das hostilidades do país com Israel, informou um correspondente da Sputnik no local.
Sputnik

A manifestação se dirigiu à região de Westminster e aos edifícios do governo britânico, chegando ao Hyde Park. Entre as palavras de ordem dos manifestantes há pedidos de liberdade para a Palestina, fim do "apartheid" e também pedidos de imposição de sanções do governo britânico contra Israel.

Os manifestantes exigem ainda que Israel pare com os despejos em Jerusalém Oriental e pedem ao governo do Reino Unido que tome medidas - como as sanções -, a fim de evitar uma "limpeza étnica" da população palestina.

"O governo do Reino Unido deve agir imediatamente e parar de permitir que Israel aja impunemente", disseram os organizadores do protesto em um comunicado.

Unidades especiais da polícia britânica foram encarregadas da segurança na capital do Reino Unido durante o protesto. Até o momento, nenhum incidente foi relatado. Os bairros da cidade onde a marcha passa estão isolados.

No Reino Unido, milhares vão às ruas contra bombardeios de Israel na Palestina

Protestos semelhantes contra as ações israelenses na Faixa de Gaza ocorrem na Palestina e em vários países desde o início das hostilidades. Na quinta-feira (20), Israel e o movimento Hamas concordaram com um cessar-fogo mediado pelo Egito, após 11 dias de ataques com foguetes contra Tel Aviv e ataques aéreos na Faixa de Gaza que deixaram 243 palestinos e 12 israelenses mortos, além de milhares de feridos - a maioria do lado palestino.

Comentar