Tshisekedi expressou apoio às populações locais e agora está monitorando de perto a situação de segurança e humanitária na província de Kivu do Norte, segundo o escritório da presidência.
O presidente Tshisekedi decidiu interromper sua estada na Europa para voltar para casa neste domingo [23], a fim de supervisionar a coordenação da ajuda às populações em áreas ameaçadas por esta erupção vulcânica.
O governador de Kivu do Norte, tenente-general Ndima Kongba Constant, disse em um discurso televisionado que as forças de defesa civil locais começaram a evacuar os residentes da cidade de Goma depois que o vulcão Nyiragongo entrou em erupção.
Relatos da mídia dão conta de que milhares de habitantes da região teriam emigrado para a vizinha Ruanda a fim de escapar do vulcão.
Localizado a cerca de 20 quilômetros ao norte de Goma, o vulcão Nyiragongo entrou em erupção neste sábado (22), assustando a população local. A última vez que o Nyiragongo registrou uma grande erupção foi em 2002, quando cerca de 250 pessoas foram mortas e 120.000 ficaram desabrigadas, enquanto fluxos piroclásticos destruíram rapidamente cerca de 20% da cidade.