A cerimônia solene de entrega do material militar ocorreu neste domingo (23) no sul da Sérvia. Dela participaram o ministro da Defesa sérvio, Nebojsa Stefanovic, e o embaixador russo, Aleksandr Botsan-Kharchenko.
Segundo o serviço de imprensa do ministério da Sérvia, 19 tanques e 20 veículos blindados completaram o total de 30 tanques e 30 veículos blindados previstos no acordo de cooperação militar entre os dois países.
"O equipamento fornecido, que corresponde a todos os padrões e requisitos modernos, vai fortalecer o potencial de combate do Exército da Sérvia e vai contribuir para a realização de missões de proteção da soberania e integridade territorial do país", declarou durante o evento o vice-ministro da Defesa russo, Aleksandr Fomin.
Ele confirmou que a entidade continuará desenvolvendo e fortalecendo os laços bilaterais, bem como prestando assistência na modernização das Forças Armadas sérvias.
Anteriormente, o chanceler sérvio, Nikola Selakovic, durante sua visita a Moscou em 16 de abril, declarou que o país não vê nenhuns obstáculos para continuar a cooperação técnico-militar com o Estado russo.
A Sérvia é o maior importador de armamento e equipamento militar russos na Europa. Recentemente, a república comprou da Rússia sete helicópteros Mi-17 e Mi-35 e ainda recebeu mais seis caças MiG-29 como oferta, além de tanques T-72MS e veículos blindados BRDM-2MS. Adicionalmente, Belgrado comprou o sistema antiaéreo Pantsir-S1.
O presidente sérvio, Aleksandar Vucic, declarou que o país quer obter o sistema de mísseis antiaéreos S-400 para seu Exército, mas ainda não tem recursos para isso.