Mísseis e torpedos: comandante do submarino nuclear russo B-336 Pskov revela seu arsenal recorde

O submarino nuclear B-336 Pskov da Frota do Norte da Rússia tem um arsenal único – o maior por unidade de volume entre os submarinos.
Sputnik

O navio de titânio está equipado com vários tipos de armas, entre as quais está o sistema de mísseis e torpedos Vodopad (Cachoeira).

Embora o número total de armas de que o submarino B-336 Pskov dispõe seja mantido em segredo, o comandante do navio Maksim Strelnikov contou sobre algumas das armas e sua experiência neste submarino nuclear.

"Na minha opinião, o navio de titânio é um dos melhores. No entanto, eu já servi em outros [submarinos]. Eu não vou revelar a quantidade de munições carregadas, mas é praticamente uma quantidade recorde por unidade de volume. O navio é capaz de disparar torpedos, mísseis e minas", disse Strelnikov ao portal Zvezda.

Os lançadores de torpedos estão escondidos na proa do navio atrás das tampas dos tubos de torpedos.

"As tampas são quatro, mas os lançadores de torpedos são mais", disse Aleksei Saschuk, vice-comandante da 7ª divisão de submarinos para o trabalho político e militar.

Mísseis e torpedos: comandante do submarino nuclear russo B-336 Pskov revela seu arsenal recorde

De acordo com fontes abertas, o submarino B-336 Pskov está armado com seis lançadores de torpedos de 533 mm com um estoque de até 40 torpedos, sistemas antissubmarino Vodopad, mísseis de cruzeiro Granat e também com minas navais.

O sistema Vodopad funciona de uma maneira particularmente notável. Trata-se de uma arma que opera em dois ambientes: depois de ser lançado debaixo d'água, o míssil-torpedo sai para a superfície, levanta voo e, em seguida, dirige-se para o alvo pelo ar.

Comentar