O helicóptero Ingenuity, da agência espacial norte-americana NASA, realizou seu sexto voo na superfície de Marte, mas, apesar de pousar com segurança, durante o teste sofreu uma anomalia, afirmam os responsáveis pela missão no Planeta Vermelho.
"A telemetria do voo seis mostra que a primeira perna de 150 metros do voo correu bem. Mas no final dessa perna, algo aconteceu: Ingenuity começou a ajustar sua velocidade e se inclinar para frente e para trás em um padrão oscilante. Esse comportamento persistiu durante o resto do voo", lê-se em uma publicação no blog da agência espacial na quinta-feira (27).
A anomalia ocorreu com 54 segundos de voo. O helicóptero sofreu uma falha que interrompeu o fluxo de imagens de sua câmera de navegação para o computador de bordo.
Continue voando. Helicóptero em Marte completou seu sexto voo. Apesar do movimento inesperado por causa de um problema de processamento de imagem, o robusto Ingenuity durante os 65 metros finais de sua jornada de 215 metros, pousou com segurança e está pronto para voar novamente. O piloto-chefe explica.
"Essa falha causou a perda de uma única imagem, mas, mais importante, resultou em todas as imagens de navegação posteriores sendo entregues com data/hora imprecisas […]. As inconsistências resultantes degradaram significativamente as informações usadas para pilotar o helicóptero, fazendo com que as estimativas fossem constantemente 'corrigidas' para levar em conta os erros fantasmas. Grandes oscilações ocorreram", explicam os cientistas da NASA.
Essas oscilações ocorreram no voo realizado em 22 de maio, que tinha como objetivo obter imagens de uma região a oeste do Planeta Vermelho e expandir o alcance do voo.
Procurar vida microbiana
O helicóptero Ingenuity pousou em Marte em fevereiro, a bordo do rover Perseverance, na Cratera de Jezero, uma área de 45 quilômetros de largura, composta por rochas, penhascos e rochedos perigosos.
A missão do Ingenuity e do Perseverance é procurar evidências de vida microbiana em Marte, coletar rochas para serem devolvidas à Terra em uma possível missão tripulada e explorar a geologia e o clima do Planeta Vermelho para ajudar a pavimentar o caminho para as missões humanas.
O primeiro voo do Ingenuity aconteceu em 19 de abril. A missão, no total, deve durar 31 dias, e o planejado é que o helicóptero realize pelo menos mais dois voos.