Fazendeiro descobre placa de pedra de 2.500 anos no Egito usada durante campanhas militares (FOTOS)

Um fazendeiro egípcio encontrou uma placa de pedra datada da 26ª dinastia egípcia enquanto preparava seu terreno para cultivo, informou o Ministério das Antiguidades e Turismo do país.
Sputnik

O anúncio da descoberta vem acompanhado por duas fotografias da placa com inscrições, uma delas mostrando o artefato no local onde foi achado e a outra exibindo o objeto já na posição vertical.

​O Museu de Antiguidades em Ismailia recebeu uma estela de arenito que remonta à 26ª dinastia, que os reis ergueram durante as campanhas militares em direção ao leste. Foi descoberta por um cidadão em sua fazenda e ele notificou de imediato a Polícia de Turismo e Antiguidades. 

Segundo informações, o artefato, datado dos anos 664-525 a.C., tem 2,30 metros de comprimento, 1,03 metro de largura e 45 centímetros de espessura.

Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, explicou que as inscrições em hieróglifos são perfeitamente legíveis uma vez que a placa está muito bem conservada.

A estela é feita de arenito e é decorada na parte superior com a representação do Sol e o tradicional símbolo de forma oblonga (chamado cartucho) com o nome de Ip-Ra, o quinto rei da 26ª dinastia egípcia.

Comentar