Reino Unido afirma que chegou a acordo de pescas com União Europeia

Os ministros das Pescas da União Europeia concluíram que as questões mais sensíveis para os Estados-membros do bloco foram resolvidas.
Sputnik

O governo britânico afirmou nesta quinta-feira (10) que chegou a um acordo de pescas com a União Europeia (UE) para 2021 avaliado em 333 milhões de libras (aproximadamente R$ 2,39 bilhões) no total para a indústria pesqueira britânica.

"A frota do Reino Unido terá cerca de 26.000 toneladas a mais de cota para esses estoques em comparação com as cotas alocadas em 2020. Este aumento é estimado em cerca de 27 milhões de libras [R$ 194 milhões]", disse o Departamento do Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais do Reino Unido em comunicado.

Os ministros das Pescas da UE concluíram que as questões mais sensíveis para os Estados-membros foram resolvidas no acordo alcançado em 3 de junho, que foi ratificado nesta quinta-feira (10).

Reino Unido afirma que chegou a acordo de pescas com União Europeia

Protesto ao acesso à pesca

Em maio, cerca de 50 barcos de pesca franceses realizaram um protesto perto da ilha de Jersey, localizada no canal da Mancha. Paris acusava a ilha de Jersey, território protetorado britânico, de restringir as licenças de pequenos barcos franceses a operar a menos de 19 quilômetros de sua costa, violando, assim, o acordo do Brexit.

O protesto coincidiu com o anúncio do Reino Unido de que enviaria dois navios-patrulha da Marinha britânica para perto da ilha, depois que a França deu a entender que poderia cortar o fornecimento de eletricidade para o local.

Comentar