A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) está pronta para cooperar com a Rússia através de canais de comunicação existentes, anunciou o secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg, nesta sexta-feira (11).
Stoltenberg disse a repórteres que Moscou até agora não respondeu à proposta da Aliança Atlântica de realizar uma reunião do Conselho OTAN-Rússia.
O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Aleksandr Grushko, afirmou anteriormente que a Rússia não estava evitando o diálogo, pelo contrário, disse que foi a OTAN que não queria aceitar as ofertas de Moscou sobre a redução da escalada e a retomada dos contatos militares.
Alemanha saúda iniciativa
A Alemanha aplaude a iniciativa do secretário-geral da OTAN de retomar o diálogo com a Rússia, disse nesta sexta-feira (12) Ulrike Demmer, porta-voz da primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel.
"O Governo Federal [alemão] saúda a iniciativa do secretário-geral [da ONU] Stoltenberg sobre a reunião do Conselho OTAN-Rússia em breve. Esta oferta foi feita há muito tempo, mas o Kremlin ainda não a aceitou", disse Demmer.
Os comentários de Stoltenberg foram feitos antes da próxima cúpula da OTAN, que acontecerá em Bruxelas em 14 de junho. Os Estados-membros devem discutir a Rússia, a China e outros desafios que o bloco enfrenta na próxima década.