Notícias do Brasil

Desafios à vista: PSDB fixa regras para prévias nacionais e mina estratégia de Doria

Uma das legendas de direita mais conhecidas no país, PSDB lançou hoje (15) suas coordenadas para candidatura interna à presidência da República pelo partido. As novas diretrizes teriam minado os planos de Doria em relação à votação.
Sputnik

Na manhã desta terça-feira (15), em uma reunião com importantes representantes da legenda, incluindo o governador de São Paulo, João Doria, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) definiu quais serão as regras para as prévias presidenciais do partido, segundo publicação no site do PSDB.

De acordo com as diretrizes divulgadas, o colégio eleitoral será formado por quatro grupos de votantes, com peso unitário de 25% do total de votos. 

O primeiro grupo será de filiados sem cargo eletivo, o segundo de prefeitos e vice-prefeitos, o terceiro de vereadores, deputados estaduais e deputados distritais e o quarto de governadores, vice-governadores, ex-presidentes, deputados federais, senadores e o atual presidente da Comissão Executiva Nacional.

"Agora é unidade. É preparar as prévias, fazer um processo transparente, com qualidade e inovação. Esse é um dos momentos mais intensos da história do PSDB, uma grande demonstração de democracia interna", afirmou o presidente do PSDB, Bruno Araújo.

Desafios à vista: PSDB fixa regras para prévias nacionais e mina estratégia de Doria

No entanto, as coordenadas do partido teriam desagradado Doria, o qual defendia que os filiados deveriam ter o mesmo peso que todos aqueles com mandato. Dessa forma, ele poderia obter vantagem, uma vez que o estado de São Paulo tem 22% dos filiados. Porém, na reunião de hoje, seu planejamento foi derrotado por 28 votos a 11, segundo o Estadão.

Além de Doria, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o senador Tasso Jereissati, do Ceará, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, também estão concorrendo para serem candidatos à presidência da República pela legenda.

Segundo o site do partido, os candidatos farão suas inscrições em 20 de setembro, com início dos debates em 18 de outubro. As prévias serão realizadas no dia 21 novembro e, caso haja necessidade, um eventual segundo turno acontecerá em 28 de novembro.

Comentar