Durante escavações para obras no cinema Astra, na cidade de Verona, foi encontrado um antigo edifício romano que remonta ao século II. Com belas paredes de afrescos, os arqueólogos apelidaram a descoberta de "Pompeia em miniatura", fazendo referência à antiga cidade romana, segundo o The Guardian.
Pompeia em miniatura encontrada debaixo do antigo cinema em Verona. Antiga construção romana com "paredes de fresco magníficas" parece ter sobrevivido a um incêndio.
Ainda não se sabe qual era a função do prédio, mas ao que parece, o mesmo sofreu um incêndio, pois o telhado desabou e havia itens de móveis de madeira carbonizados entre os achados. O cinema estava abandonado por mais de 20 anos, e agora passa por uma repaginação para voltar à ativa novamente.
"Parece que um incêndio acabou com o atendimento ao complexo. [Apesar disso] o ambiente foi preservado intacto, com as magníficas cores dos afrescos das paredes que datam do século II", disse o superintendente arqueológico de Verona citado pela mídia.
A descoberta e o indício de um incêndio impulsionaram semelhanças com a antiga cidade de Pompeia, que foi destruída pela erupção do monte Vesúvio em 79 d.C.
"Um evento calamitoso, no caso um incêndio, de repente marcou o fim do complexo, deixando rastros", completou o superintendente.
Os arqueólogos continuarão a pesquisar o local para saber mais sobre a Pompeia em miniatura encontrada no meio de uma das cidades mais famosas da Itália.