Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 18 de junho

Bom dia! A Sputnik Brasil está acompanhando as matérias mais relevantes desta sexta-feira (18), marcada pela viabilização da privatização da Eletrobras, pela eleição presidencial no Irã e pela chamada de Kim Jong-un para o país se preparar "tanto para o diálogo quanto para o confronto" com os EUA.
Sputnik

Taxa da vacinação no Brasil aumenta

Nesta quinta-feira (17), o Brasil aplicou 2.220.845 doses de vacinas contra novo coronavírus, de acordo com Folha de São Paulo. Desde o início da campanha de imunização no país, em janeiro de 2021, é o maior número de doses aplicadas no prazo de 24 horas. No total, mais de 60 milhões de brasileiros tomaram pelo menos uma dose da vacina (28,51% da população), e mais de 24 milhões já receberam a segunda dose (11,37% dos brasileiros). Entretanto, a Secretaria da Saúde do Ceará liberou o cadastro para vacinação de jovens de 12 a 17 anos de idade, na plataforma Saúde Digital. Porém, a data para o início da imunização desta faixa etária ainda não foi determinada. Até o momento, a Anvisa aprovou somente a vacina Pfizer/BioNTech para aplicação em adolescentes.

  • O Brasil confirmou mais 2.335 mortes e 74.327 casos de COVID-19, totalizando 496.172 óbitos e 17.704.041 diagnósticos da doença, informou o consórcio entre secretarias estaduais de saúde e veículos de imprensa.
Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 18 de junho

Senado aprova texto-base que permite privatização da Eletrobras

Na quinta-feira (17), o Senado aprovou a Medida Provisória viabilizando a privatização da Eletrobras, a maior empresa de energia elétrica na América Latina. O texto-base foi votado por 42 votos a favor e 37 contra. O objetivo central da proposta é reduzir o número de ações da empresa sob controle da União de 60% para cerca de 45%, segundo o portal G1. De acordo com o governo federal, a medida pode reduzir a conta de luz em mais de 7%, enquanto os representantes do setor elétrico não concordam, avisando que a conta pode aumentar. Agora, o texto volta à Câmara dos Deputados, e deve receber aprovação pelo Congresso Nacional até 22 de junho, senão perderia a validade.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 18 de junho

Eleição presidencial começa no Irã

Nesta sexta-feira (17), os iranianos elegem seu presidente. Os locais de voto no país vão estar abertos até a meia-noite na hora local (16h30, horário de Brasília). O presidente atual, Hassan Rouhani, já não pode concorrer ao cargo porque está completando seu segundo turno, o máximo permitido pela lei da República Islâmica. Quatro candidatos estão competindo pelo cargo, incluindo o juiz Ebrahim Raisi, o chefe do Banco Central Abdolnaser Hemmati, o legislador Sayyid Ghazizadeh e o Mohsen Rezaee, chefe do Conselho de Discernimento de Conveniência do Irã. O líder supremo do país, Ali Khamenei, já votou, exortando seus concidadãos a seguirem seu exemplo. "Mesmo um único voto importa. Quanto mais rápido você fizer, melhor. Espero que as pessoas fiquem satisfeitas com sua escolha", disse ele em discurso transmitido pela TV, chamando a eleição de grande desafio.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 18 de junho

Novos ataques aéreos de Israel à Faixa de Gaza

Dois mísseis israelenses foram disparados contra Beit Lahia, no norte da Faixa de Gaza, na noite desta quinta-feira (17), segundo a agência palestina Shehab. Os ataques aéreos atingiram "um complexo militar da organização terrorista Hamas na Faixa de Gaza", segundo o Canal 13. Até agora, não há informação sobre possíveis vítimas mortais. Os militares israelenses revelaram, na sua conta oficial do Twitter, um vídeo mostrando vários alvos aparentemente atingidos pelas Forças da Defesa de Israel (FDI). De acordo com as FDI, os ataques foram uma resposta ao contínuo lançamento de "balões incendiários" da Faixa de Gaza contra o território israelense. Na terça-feira (15), as FDI declararam ter bombardeado o sul da cidade de Gaza, também em resposta ao lançamento de balões incendiários, colocando a responsabilidade sobre o Hamas.

Especialistas de saúde aconselham realizar Jogos Olímpicos sem espectadores

Nesta sexta-feira (18), um painel de especialistas do Japão sobre a pandemia do coronavírus disse que seria melhor realizar os Jogos Olímpicos de Verão em Tóquio sem público nas bancadas. "A realização dos jogos sem espectadores reduz ao mínimo o risco de infecção nos estádios e é a forma desejável", declararam os especialistas em relatório, citado pela agência Kyodo. Esta opinião, no entanto, contraria o desejo do governo, o qual está ponderando a fixação do número de espectadores no evento desportivo em 10.000 pessoas, ou seja, mais de 50% da capacidade dos estádios. Os Jogos Olímpicos em Tóquio, previstos para 2020, foram adiados devido à pandemia, e vão ocorrer de 23 de julho a 8 de agosto.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 18 de junho

Kim Jong-un diz que seu país deve se preparar para o diálogo e para o confronto com EUA

O líder norte-coreano Kim Jong-un afirmou que o país deve estar preparado tanto para o diálogo, quanto para o confronto com os Estados Unidos, reportou nesta quinta-feira (17) a agência KCNA. A declaração foi feita durante a reunião plenária do Comité Central do Partido dos Trabalhadores norte-coreano. Em seu discurso, Kim ressaltou que a preparação para o confronto é particularmente importante "a fim de proteger a dignidade do Estado" e garantir "um ambiente de paz". O líder norte-coreano também chamou a "lidar com a situação em rápida mudança e concentrar esforços para assumir o controle estável da situação na península coreana". No início de junho, Kim apareceu em público pela primeira vez após cerca de um mês de ausência, período durante o qual surgiram novas especulações em relação à sua saúde.

Comentar