O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que o Brasil passa por um "problema de inflação". A declaração ocorreu durante cerimônia de entrega de títulos de propriedade rural em Marabá, no Pará.
"Temos problema no momento? Sim. Temos. Temos um problema de inflação? Temos, mas se o homem do campo não tivesse trabalhado, não teríamos inflação, mas desabastecimento, que é muito pior", declarou Bolsonaro, citado pelo portal CNN Brasil.
Na quarta-feira (16), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) aumentou em 0,75 ponto percentual a taxa básica de juros, a Selic. A taxa passou de 3,5% ao ano para 4,25%. Foi a terceira alta consecutiva. O mercado prevê uma inflação de 5,82% para 2021. A meta do BC é de 3,75%.
Ainda durante o seu discurso, o presidente ressaltou o auxílio emergencial, que, garante, custou R$ 300 bilhões aos cofres públicos. "Isso equivale a dez anos de Bolsa Família."
Bolsonaro participou do evento acompanhado da ministra da Agricultura, Teresa Cristina, do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, do advogado da Advocacia da União (AGU) André Mendonça e do pastor Silas Malafaia.