Argentina pede à ONU que interceda junto ao Reino Unido pela soberania das Ilhas Malvinas

Chanceler argentino se reuniu com o secretário-geral da ONU, António Guterres, e pediu que o português interceda para que o governo britânico discuta a questão das Malvinas.
Sputnik

O ministro das Relações Exteriores da Argentina, Felipe Solá, pediu ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, que interceda junto ao governo do Reino Unido para que as negociações sobre a soberania das ilhas Malvinas sejam retomadas.

Em visita a Nova York, EUA, para participar de sessão do Comitê de Descolonização da ONU, o chanceler aproveitou o encontro com o chefe da entidade para resgatar um dos temas de política externa mais relevantes para a Argentina.

Tendo acabado de chegar em Nova York para participar do Comitê de Descolonização da ONU, nos reunimos com o secretário-geral António Guterres. Pedimos-lhe que interceda para que o governo britânico se sente e discuta a questão das Malvinas. O diálogo é o caminho.

Durante o encontro, Solá comunicou a Guterres "o compromisso do governo argentino com o multilateralismo solidário", especialmente em um contexto de pandemia, e reiterou a necessidade de liberação de patentes para vacinas contra o SARS-CoV-2, informa o portal Infobae nesta terça-feira (22).

Solá, que falará pela primeira vez na ONU desde que é ministro das Relações Exteriores, tentará obter apoio dos 29 membros do Comitê de Descolonização na quinta-feira (24) sobre a reivindicação da soberania da Argentina nas ilhas Malvinas.

Há muito que a Argentina e o Reino Unido disputam as ilhas Malvinas. A querela levou a uma breve guerra em 1982, que teve no total quase 1.000 mortes e acabou com a derrota do país sul-americano.

Comentar