China eleva capacidades de combate de caças para voarem em condições adversas, diz mídia

A China está supostamente efetuando testes de absorção de água por seus caças, com a corporação aeronáutica AVIC recentemente conduzindo um teste da nova tecnologia pela primeira vez.
Sputnik

De acordo com o jornal Global Times, a ação chinesa permitirá que os futuros caças do país voem em segurança em pistas alagadas e condições de chuva.

Quando as aeronaves decolam ou pousam em pistas molhadas, o spray produzido pelos pneus pode ser ingerido pelas entradas dos motores. Se a quantidade de água absorvida for muito grande, o motor pode sofrer danos.

Recentemente, a Aviation Industry Corp. of China (AVIC, na sigla em inglês) conduziu o primeiro teste de absorção de água em um caça, que alcançou seus objetivos com sucesso.

Durante o teste, a aeronave foi acionada, taxiou na pista, decolou, voou e pousou em condições de chuva em uma pista alagada.

Com isso, o gigante asiático testou o impacto da água nos motores e outros dispositivos, bem como se a estrutura, incluindo o trem de pouso, permaneceriam intactos. A manobrabilidade da aeronave em pista alagada também foi testada.

Fu Qianshao, especialista militar, citado pelo Global Times, afirmou que as aeronaves militares precisam conduzir missões em qualquer condição, para obter vantagens sobre seus inimigos.

Comentar