A Agência de Aquisição, Tecnologia e Logística (ATLA, na sigla em inglês) do Ministério da Defesa do Japão concluiu o desenvolvimento do helicóptero polivalente UH-2, destinado a substituir o obsoleto UH-1J, informa o portal Janes.
De acordo com a mídia, a nova aeronave será comissionada pelas Forças Terrestres de Autodefesa do Japão (JGSDF, na sigla em inglês), que já encomendou helicópteros adequados para voos em altitudes baixas e ultrabaixas.
O Exército japonês possui atualmente 127 helicópteros monomotores UH-1J, uma versão do UH-1H da empresa norte-americana Bell Helicopters fabricado sob licença da Fuji Heavy Industries, hoje conhecida como Subaru Corporation.
O Exército japonês pretende trocar essa frota envelhecida por cerca de 150 helicópteros UH-2 nas próximas duas décadas. Os primeiros seis serão entregues em 2023.
A nova aeronave tem 13 metros de comprimento e 3 metros de largura e pode transportar uma carga útil de mais de duas toneladas. Ao contrário do UH-1J, o UH-2 tem dois motores Pratt & Whitney e um rotor de quatro pás. A velocidade máxima do helicóptero ultrapassa 231 quilômetros por hora, segundo o portal Army Technology.