O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia escreveu nesta quinta-feira (1º) em sua página do Facebook que "a principal cratera do vulcão Taal gerou uma coluna negra freatomagmática de curta duração de um quilômetro de altura sem terremoto vulcânico associado" às 15h16 locais (04h16, no horário de Brasília).
Uma erupção freatomagmática ocorre quando o magma – ou lava, isto é, rocha líquida do subsolo – se encontra com água. O Taal está localizado dentro de um lago-cratera com o mesmo nome, na ilha de Luzon.
Vários internautas compartilharam nas redes sociais vídeos e fotografias de erupções no local.
A todos meus amigos perto de Batangas ou de Taal, fiquem seguros. O vulcão Taal já está no nível 3 de alerta. Por favor, fiquem seguros e tomem precauções extras.
O instituto em causa recomendou que a ilha do vulcão Taal e os distritos de alto risco de Agoncillo, Laurel e Batangas fossem evacuados dada sua proximidade e, do mesmo jeito, sua probabilidade em serem atingidos por correntes de densidade piroclástica – ou seja, fluxos quentes de cinzas e detritos que caem no solo e se movem a velocidades de centenas de metros por segundo, viajando de dezenas a centenas de quilômetros desde sua origem – e até mesmo um tsunami.
VEJA: Erupção freatomagmática do vulcão Taal das 15h16 às 15h21 de hoje, vista da estação da cratera principal.
A mesma organização relembrou que a ilha do vulcão Taal é uma zona de perigo permanente e avisou os cidadãos a ficarem atentos a qualquer distúrbio na água do lago.
Em janeiro do ano passado, o mesmo vulcão liberou nuvens de cinzas no céu, gerando o pânico da população e levando à evacuação de mais de 100 mil pessoas.