De acordo com a agência de notícias Kyodo, o deslizamento de terra ocorreu hoje às 10h00 da manhã locais (22h00 de sexta-feira em Brasília) e foi causado por chuvas torrenciais ocorridas ao longo da costa japonesa do Pacífico. O desastre destruiu pelo menos 10 casas.
Deslizamento de terra engoliu casas deixando ao menos 19 pessoas desaparecidas na região japonesa de Shizuoka após dias de chuvas fortes, segundo um funcionário local.
As equipes de emergência lançaram imediatamente uma operação de busca e salvamento na área. As autoridades da prefeitura solicitaram assistência às Forças de Autodefesa do Japão, informa a mídia.
O museu de arte da cidade afetada foi convertido em abrigo temporário, com pelo menos 14 pessoas evacuadas até o momento.
Deslizamento de terra causa danos graves em Atami, na província de Shizuoka, no Japão.
A prefeitura de Shizuoka foi atingida por fortes chuvas, tendo nas últimas 48 horas sido registrados 300 milímetros por metro quadrado, equivalente à média mensal para o mês de junho na referida área, segundo os serviços meteorológicos.
Em outra cidade, Hiratsuka, na prefeitura de Kanagawa, o governo local emitiu o mais alto nível de alerta de evacuação devido à subida do nível das águas nos rios.
Em algumas zonas, o funcionamento de transportes públicos foi interrompido por causa das chuvas torrenciais. Mas de 2.800 habitações na região ficaram sem eletricidade, segundo informa Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (TEPCO).