Uma grande explosão e um incêndio foram relatados no mar Cáspio neste domingo (4), com enormes chamas iluminando céu, reporta o portal BNO News.
Inicialmente fontes afirmaram que o evento poderia estar conectado a uma plataforma de petróleo costeira próxima. No entanto, a hipótese foi posteriormente descartada pela Companhia Petrolífera Estatal da República do Azerbaijão (SOCAR, na sigla em inglês), que divulgou um comunicado dizendo que não houve acidentes registrados em plataformas offshore.
Relatos iniciais de uma explosão na costa do Azerbaijão, no mar Cáspio, possivelmente campo de gás de Umid
O Ministério da Ecologia do país disse que o incidente está sendo investigado e que a causa preliminar é uma erupção vulcânica.
"Nenhum acidente ocorreu nas plataformas, poços de petróleo ou navios", disse um funcionário da Agência Sismológica do Azerbaijão à agência de notícias APA, acrescentando que o incidente possui sinais de "vulcão de lama. Existem muitos vulcões de lama no mar Cáspio, um dos quais entrou em erupção. Foi acompanhado por um incêndio e apagou-se rapidamente 20 ou 30 segundos depois".
Explosão relatada perto de plataforma de petróleo no mar Cáspio
Não houve relatos de feridos, pois nenhum navio e nenhuma das plataformas de petróleo foram afetadas pela explosão, garantem as autoridades.