O papa Francisco, de 84 anos, foi hospitalizado no domingo (4) à tarde em Roma, Itália, para uma "cirurgia programada" em seu intestino, revela o portal Vatican News.
O pontífice será operado no hospital Gemelli, onde os papas recebem tratamento médico, indica a agência britânica Reuters. O Vatican News detalha que ele "será submetido a uma cirurgia programada a uma estenose diverticular sintomática do cólon". Trata-se da primeira vez que o Papa Francisco é internado desde que assumiu o cargo em 2013.
Matteo Bruni, porta-voz da Santa Sé, teria confirmado que o líder da Igreja Católica seria operado por um profissional especializado em "cirurgia geral, digestiva, colorretal, estomacal e pancreática".
O papa Francisco parecia estar de boa saúde horas antes, durante uma bênção dominical a milhares de pessoas na praça de São Pedro, onde também anunciou para setembro uma viagem à Eslováquia e Budapeste, Hungria.
Ele tem sofrido de vários problemas de saúde desde que se tornou papa, incluindo uma possível doença de estômago em 2014, que o forçou a cancelar vários compromissos, além de falta de ar, dificuldades em andar e outros.
O serviço de imprensa referiu, citado pelo portal, que um "boletim médico será emitido no final da cirurgia".