Rússia efetua assentamento de quilha do quebra-gelo nuclear mais poderoso do mundo

O estaleiro russo Zvezda efetuou o assentamento de quilha do quebra-gelo nuclear mais potente do mundo, do projeto 10510, segundo o vice-primeiro-ministro russo Yuri Borisov, marcando o início da construção do navio.
Sputnik

O estaleiro está localizado no povoado de Bolshoi Kamen, território de Primorie, na costa russa do Pacífico. O vice-primeiro-ministro recordou que em Bolshoi Kamen está em andamento a construção de um grande estaleiro naval, sendo que a doca seca já foi finalizada.

"Esperamos que você possa vê-lo com seus próprios olhos no Fórum [Econômico] de Vladivostok. A construção do novo quebra-gelo, do superpoderoso Líder, já foi iniciada lá", afirmou Yuri Borisov durante reunião com o presidente russo, Vladimir Putin.

O quebra-gelo tem capacidade de romper gelos de até quatro metros de espessura. As embarcações deste projeto têm como objetivo abrir caminho aos cargueiros durante o ano todo pela Rota Marítima do Norte, uma via marítima mais curta e alternativa ao canal de Suez para transportar mercadorias entre a Ásia e Europa.

Rússia efetua assentamento de quilha do quebra-gelo nuclear mais poderoso do mundo

Além disso, o poderoso quebra-gelo possui 209 metros de comprimento, 47,7 metros de largura e conta com dois reatores nucleares RITM-400, de 315 MW cada um, e uma potência de 120 MW em seus eixos, bem como um deslocamento de 70 mil toneladas.

A embarcação também pode atingir uma velocidade máxima de 22 nós (em águas não cobertas por gelo).

Em abril de 2020, a empresa Rosatomflot, que opera toda a frota russa de quebra-gelos de propulsão nuclear e faz parte da Agência de Energia Atômica do país (Rosatom), e os estaleiros Zvezda fecharam o contrato de construção do primeiro quebra-gelo de propulsão nuclear do projeto 10510, que está estimado entrar em serviço em 2027.

Ao todo, está prevista a construção de três navios deste projeto até 2032.

Comentar