A Administração Espacial Nacional da China publicou na sexta-feira (9) novas fotografias de Marte, que mostram rochas na superfície marciana e as marcas de pneus do veículo, obtidas pelo rover Zhurong da missão.
A primeira imagem, tirada em 26 de junho, mostra o terreno marciano enquanto o rover explora Utopia Planitia, uma grande planície de lava no norte de Marte, com o que parece ser o detector de componentes de superfície e o detector climático do rover.
Além disso, uma das outras imagens revela rochas no chão e o que parecem ser marcas de pneus do rover.
Confira as novas fotos da superfície marciana! Fotógrafo: Zhurong, primeiro rover de Marte da China.
Nas imagens coloridas finais é possível observar pneus, assim como os painéis solares e a antena do rover.
História da missão da China em Marte
Em julho de 2020, o rover Zhurong foi lançado da Terra a bordo da nave espacial chinesa Tianwen-1, que entrou na órbita de Marte em fevereiro de 2021. Até sexta-feira (9) Zhurong estava em Marte há 54 dias e já atravessou mais de 300 metros, indicou a agência chinesa Xinhua.
Durante sua estada em Marte, Zhurong tem se dirigido ao sul, conduzindo detecções e tirando fotografias da paisagem marciana com sua câmera de navegação. Além disso, coletou dados científicos usando seu radar de pesquisa de superfície, monitor de tempo e ferramentas de detecção de campos magnéticos.
Em 22 de maio, o rover Zhurong desceu à superfície marciana de sua plataforma de pouso, iniciando seu estudo do Planeta Vermelho e fazendo da China o segundo país depois dos EUA a pousar e operar um rover em Marte.
Enquanto Zhurong investiga a Utopia Planitia, o rover Perseverance da NASA está investigando a cratera Jezero, que também pode ser lar de vida antiga.