A China está desenvolvendo um avião hipersônico maior do que um Boeing 737, de acordo com um estudo realizado por cientistas que participaram de missões espaciais a Marte e à Lua no país asiático, informa o South China Morning Post.
Com 45 metros de comprimento, a aeronave será movida por dois motores montados no topo da fuselagem e será quase um terço maior do que um Boeing modelo 737-700. O desenho tem duas asas delta semelhantes às do Concorde, mas com as pontas apontando para cima.
China projeta jato hipersônico maior do que o Boeing 737 com asas como a do Concorde.
No entanto, um projeto tão complexo pode representar vários desafios aerodinâmicos quando a aeronave atinge velocidades hipersônicas, ou maiores do que cinco vezes a velocidade do som (Mach 5).
Ao superar a barreira do som, a aeronave gera uma onda de ar, que é ouvida no solo como um grande estrondo, e que pode causar a destruição da aeronave. Além disso, existe o problema de superaquecimento da superfície metálica da fuselagem e das asas a uma velocidade superior a Mach 5.
Para enfrentar esses desafios, os engenheiros chineses usaram um novo modelo aerodinâmico que comprovou seu valor nas mais recentes missões espaciais da China envidas à Marte e à Lua.
Os especialistas encontraram áreas no avião que exigiam proteção ou reforço adicional, sendo submetidas a calor e pressão adicionais quando o avião atingia Mach 6, que equivale a 7.344 quilômetros por hora.
Suas descobertas iriam encontrar "aplicações em projetos de engenharia semelhantes", disse Liu Rui, do Instituto de Tecnologia de Pequim, e um dos principais cientistas nas missões de pouso em Marte da China e de amostragem de rochas lunares, missões nas quais velocidades hipersônicas são necessárias para entrar na atmosfera.
O cronograma oficial visa, até 2035, operar uma frota de aeronaves hipersônicas que possam transportar 10 passageiros para qualquer lugar do planeta em uma hora.