De acordo com a edição War Zone, o caça F-15E esteve no ar durante quase duas horas e provavelmente o piloto não sabia o que estava acontecendo com o avião.
"Pelo que ouvi, o piloto não relatou nenhum problema com o controle etc. e manteve-se afastado [da base] por algum tempo, esperávamos que ele regressasse à base, mas não voltou", disse o fotógrafo à edição, acrescentando que "eu entendi que alguém também telefonou para a base para os alertar".
De acordo com relatos não verificados, a chuva de faíscas surgiu do motor a reação F100 do tipo turbofan do lado direito e teria sido causada por uma pétala do bocal e impulsor quebrados.
Um pequeno problema na decolagem de avião F-15E da 48ª Ala de Caças.
Durante funcionamento normal, o impulsor controla as pétalas do bocal, aumentando o diâmetro do escape quando a pós-combustão está acionada e a saída do empuxo amenta drasticamente.
Portal aponta que, embora o incidente na decolagem da base aérea de Lakenheath parecesse certamente alarmante, sabe-se que o caça F-15E é um jato resistente e que o avião em questão foi capaz de continuar sua missão e regressar em segurança a sua base.