"Um grupo de B-52 Stratofortresses, soldados e equipamentos de apoio da Base da Força Aérea de Minot foram implantados na região do Indo-Pacífico em apoio à Força-Tarefa de Bombardeiros da Força Aérea do Pacífico [...] A BTF [Força-Tarefa de Bombardeiros] continua demonstrando o empenho dos EUA aos aliados e parceiros na região do Indo-Pacífico", informou o comando.
O grupo de bombardeiros vai ficar estacionado na Base da Força Aérea de Andersen em Guam, de acordo com o comunicado.
A implantação também está apoiando as ações de treinamento com aliados e parceiros durante o Talisman Sabre 2021, um exercício bilateral com o Departamento de Defesa. O exercício eleva nossa interoperabilidade conjunta e reforça nosso compromisso com a região. Os B-52 da equipe Minot pousaram na Base Aérea de Andersen para apoiar as operações BTF. Fique ligado para mais informação!
Os bombardeiros participarão de exercícios de treinamento com a Força de Defesa Australiana durante o Talisman Sabre 2021, "com o objetivo de fortalecer a capacidade coletiva para apoiar um Indo-Pacífico livre e aberto".
Os EUA estão cada vez mais preocupados com o crescimento do poder militar da China na região do Indo-Pacífico, que tem supostamente elevado sua presença na área.
Em junho, foi reportado que o Pentágono estava ponderando a implantação de uma força-tarefa naval permanente no oceano Pacífico.