Militares brasileiros que pilotam caças F-5M participam de manobras (FOTOS)

Treinamento com pilotos da Força Aérea Brasileira tem foco nas missões de Combate Além do Alcance Visual. Os militares realizam manobras de interceptação, ataque, reconhecimento, reabastecimento em voo e busca e salvamento.
Sputnik

Militares da aviação de caça da Força Aérea Brasileira (FAB) que pilotam o caça F-5M realizaram, de 5 a 16 de julho, na Base Aérea de Santa Cruz, o Exercício Técnico de Combate F-5M (EXTEC CBT F-5M). O treinamento tinha como foco as missões de Combate Além do Alcance Visual (BVR, na sigla em inglês), e contou com a participação de quatro esquadrões.

"O treinamento de Combate BVR é fundamental e, quanto mais aeronaves e mais complexo o cenário de treinamento, mais preparado o piloto vai estar quando houver a necessidade do emprego da aviação de caça", afirmou em comunicado o capitão-aviador Eduardo Felipe França Cavalcanti, chefe da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAA) do Primeiro Grupo de Aviação de Caça.

A nota da FAB ressalta que o combate com mísseis, além do alcance visual, exige dos pilotos uma preparação específica, em virtude dos aspectos relacionados à complexidade do ambiente operacional. E a tecnologia do F-5M proporciona um aumento do elemento surpresa e maior segurança ao piloto, que consegue operar de uma distância maior, o que dificulta o contra-ataque.

​Durante os treinamentos, os pilotos realizam manobras de interceptação, ataque, reconhecimento, reabastecimento em voo e busca e salvamento.

Comentar