Túneis misteriosos descobertos perto do Templo Dourado na Índia (VÍDEOS)

Estruturas históricas semelhantes a túneis foram desenterradas na cidade de Amritsar, no estado indiano de Punjab. Tamanho achado aconteceu durante escavações perto do Templo Dourado, um dos locais sagrados mais importantes para a comunidade sikh.
Sputnik

Os especialistas acreditam que estas estruturas possam estar conectadas ao palácio de verão do marajá Ranjit Singh, fundador do Império Sikh na Índia, em 1799.

O achado ocorreu a quase oito metros embaixo do solo, quando alguns voluntários de construção notaram duas estruturas semelhantes a túneis feitas de pequenos tijolos enquanto escavavam o local para a construção de um quarto para os devotos do Templo Dourado guardarem seus sapatos e casacos.

Estrutura em forma de túnel escavada, adjacente ao complexo de Shri Harmandir Sahib, o Templo Dourado.
Enquanto escavavam, voluntários descobriram estruturas semelhantes a túneis feitas de pequenos tijolos a uma profundidade de cerca de 7,6 metros.

No entanto, ante essa descoberta, tiveram início confrontos entre os voluntários de construção e os membros da comunidade sikh, uma vez que os voluntários estariam se preparando para selar com concreto as estruturas subterrâneas.

Sublinhando que os túneis têm grande valor histórico, os líderes sikh do Comitê Shiromani Gurdwara Parbandhak (SGPC, na sigla em inglês), responsável por gerenciar as obras e várias gurdwaras (templos de oração para praticantes da religião sikh) em Punjab, Haryana e Himachal Pradesh, instaram o vice-comissário a chamar uma equipe do Departamento de Arqueologia para examinar as estruturas.

Por essa razão, várias organizações sikh já apelaram para que as atividades de construção parem, pois acreditam que os supostos túneis devem ser reconstruídos devido a sua importância histórica.

Comentar