Bezos no espaço: homem mais rico do mundo realiza viagem espacial de 10 minutos (VÍDEO, FOTO)

Bezos é o segundo empresário a ir ao espaço. No domingo (11), o empresário Richard Branson havia entrado para a história ao viajar na VSS Unity, avião-foguete construído pela Virgin Galactic.
Sputnik

Jeff Bezos, a pessoa mais rica do mundo, e três tripulantes viajaram pelo espaço no foguete New Shepard da empresa Blue Origin, de Bezos, nesta terça-feira (20). O voo partiu do deserto do estado norte-americano do Texas e durou dez minutos.

Batizado em homenagem ao primeiro astronauta dos EUA, Alan Shepard, o foguete levantou voo no 52º aniversário do pouso da Apollo 11 na Lua, uma data escolhida por Bezos por seu significado histórico. O lançamento da cápsula foi às 10h12 no horário de Brasília, com um ligeiro atraso de alguns minutos em relação à hora marcada. A cápsula com os quatro turistas espaciais aterrou no Texas pelas 10h22.

Bezos no espaço: homem mais rico do mundo realiza viagem espacial de 10 minutos (VÍDEO, FOTO)
"Melhor dia de todos", disse Bezos depois que a cápsula pousou no deserto no final do voo.

Além de Jeff Bezos, a cápsula contava com o seu irmão Mark, o jovem holandês Oliver Daemen, de 18 anos, e a ex-piloto norte-americana Wally Funk, de 82 anos.

Este foi o segundo voo comercial ao espaço. No domingo (11), o empresário Richard Branson viajou à bordo da VSS Unity, avião-foguete construído pela Virgin Galactic. Ao contrário da VSS Unity, a cápsula de Bezos era totalmente automatizada e não exigia nenhum funcionário oficial a bordo durante o voo.

Gravidade zero

A cápsula New Shepard alcançou uma altitude de 107 quilômetros, 16 quilômetros mais alto do que a VSS Unity, permitindo que os passageiros experimentassem a ausência de gravidade enquanto admiravam a curva da Terra.

Fundada por Bezos em 2000, a Blue Origin tem como objetivo um dia construir colônias espaciais flutuantes com gravidade artificial onde milhões de pessoas trabalharão e viverão. Atualmente, a empresa está desenvolvendo um foguete orbital de carga pesada chamado New Glenn, e também uma sonda lunar, que a Blue Origin espera seja comprada pela a agência espacial norte-americana NASA.

Comentar