O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desconsideraram na terça-feira (20) a possibilidade de surgimento de um candidato de terceira via para as eleições presidenciais do ano que vem.
"Não existe terceira via, não vai dar certo, não vai atrair a simpatia da população […]. Tem uma passagem bíblica que diz: seja quente ou seja frio, não seja morno. Então terceira via, povo não engole isso aí", afirmou o presidente em entrevista à Rádio Itatiaia, citado pelo jornal Correio Braziliense nesta quarta-feira (21).
O ex-presidente Lula, por sua vez, escreveu na rede social Twitter que a terceira via é uma "desculpa" e "uma invenção" dos partidos que não possuem candidato.
Repercussão
As opiniões de Bolsonaro e de Lula fizeram com que os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ambos pré-candidatos à Presidência da República pelo PSDB, se pronunciassem. " Se não existe terceira via, não sei porque Lula e Bolsonaro estão se preocupando", escreveu Eduardo Leite no Twitter.
Já Doria afirmou que "o sonho dos brasileiros é que os dois [Lula e Bolsonaro] percam a eleição".
Por fim, Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, disse que os partidos que buscam uma terceira via não devem desanimar: "Independentemente da quantidade de candidaturas, não vamos olhar para o lado, e sim para a frente".