Durante sua apresentação, os representantes oficiais da empresa contaram em exclusivo à Sputnik como funcionam esses sistemas e quais são suas diferenças, entre si e dos outros produtos presentes no mercado.
Pischal leve
O antidrone Pischal é um sistema portátil capaz de bloquear a troca eletrônica de dados do drone. Podendo funcionar ininterruptamente durante uma hora, tanto com 20 graus Celcius negativos como em condições de 40 graus Celsius positivos, o aparelho se torna o único exemplar no mercado com tais caraterísticas.
Conforme as palavras do diretor do Departamento de Suporte Técnico da Atividade Econômica Externa da empresa, Dmitry Burya, "certamente que existem variantes alternativas. No entanto, nosso é o melhor. Por exemplo, o Pischal tem a mais ótima correlação entre peso e eficiência no mercado. O peso é menor do que o dos tipos de equipamento concorrentes, mas o alcance é o mesmo, se não maior. O alcance é de cerca de dois quilômetros com um peso de apenas quatro quilos".
Kupol para drones
Por sua vez, o Kupol pode funcionar tanto como sistema portátil como estacionário. Ele interfere nos canais de navegação, de controle e de transferência de informação do drone, levando assim ao pouso forçado ou à queda do drone.
"A fim de suprimir os canais de controle e navegação dos drones, basta direcionar o Pischal ao objeto visualmente identificado. Enquanto o Kupol forma, por sua vez, em torno da instalação a proteger um espaço em forma de cúpula, de um raio de dois quilômetros, ao entrar no qual os drones também realizam um pouso forçado ou caem por terem sido suprimidos os sinais de controle e navegação", esclareceu.
Diferenças entre sistemas
Falando sobre as diferenças no funcionamento dos dois produtos para combater os drones, o diretor notou:
"Na realidade, os dispositivos apresentados se diferenciam pela tática de sua utilização: o Pischal trabalha dirigido e em curto prazo até atingir o resultado, enquanto o Kupol funciona permanentemente, assegurando a proteção do perímetro da instalação contra drones."
De acordo com suas palavras, os aparelhos russos, ao contrário da maioria dos sistemas análogos, já foram testados em condições reais.
O Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2021 ocorre em Zhukovsky, nos arredores de Moscou, de 20 a 25 de julho, com participação de delegações de mais de 30 países.