Rússia planeja implantar em bases militares no Ártico avançados aviões de reconhecimento A-50U

Força Aeroespacial da Rússia vai implantar no Ártico aviões A-50U equipados com sistema aéreo de alerta e controle (AWACS, na sigla em inglês).
Sputnik

De acordo com a entidade militar russa, estas aeronaves são capazes de detectar quaisquer alvos aéreos a centenas de quilômetros de distância, segundo revelaram fontes ao jornal Izvestia.

Os interlocutores da mídia detalharam que o Ministério da Defesa da Rússia utilizará os aviões para proteger a Rota Marítima do Norte e a região do Ártico e patrulharão regiões do Polo Norte. As aeronaves podem também monitorar a situação na referida zona e participar de operações de salvamento.

Segundo observam as fontes, atualmente está sendo estudada a possibilidade de implantar aviões A-50U nas bases militares Severny Klever (Trevo do Norte) e Arktichesky Trilistnik (Trifólio Ártico), mas a decisão final ainda não foi tomada.

Rússia planeja implantar em bases militares no Ártico avançados aviões de reconhecimento A-50U
A aeronaves AWACS possuem potentes radares e, portanto, atuam como postos de comando aéreos. Ao receber informações sobre a situação aérea, as coordenadas dos alvos podem ser transmitidas diretamente do A-50U, tanto para aviões de combate como para sistemas de defesa antiaérea terrestres.

A-50U é um modelo modernizado do A-50 desenvolvido na União Soviética. O modelo aprimorado pode detectar e acompanhar mais alvos.

Além disso, a aeronave recebeu motores mais eficientes em termos de uso de combustível, permitindo-lhe ficar no ar por mais tempo. A-50U é capaz de localizar alvos a 600 km de distância.

Comentar