Nesta quinta-feira (22), muitas das maiores empresas norte-americanas relataram grandes interrupções no funcionamento de seus sites, de acordo com informações do portal Downdetector.
A lista inclui os gigantes Microsoft, Google, Amazon; o software Steam; a rede de lanchonetes McDonald's; o aplicativo Airbnb; o site da HBO Max; os sistemas das companhias de transporte e entrega FedEx e UPS; além de sites de jogos, bancos e outros.
Muitos usuários relataram erros de DNS, o que significa que suas solicitações não puderam chegar aos referidos sites, mas a origem do problema permanece obscura.
A provedora de serviços de nuvem Akamai Technologies emitiu um alerta sobre o incidente de serviço "Edge DNS", observando que está investigando a referida "interrupção parcial". A empresa confirmou ainda que o problema não foi resultado de ataque cibernético na plataforma.
Continuamos monitorando a situação e podemos confirmar que não foi resultado de um ataque cibernético na plataforma Akamai.
Segundo o jornal Independent, a interrupção generalizada provavelmente significa que algo quebrou na infraestrutura da Internet e não problemas com as empresas que administram os sites.
Falhas anteriores
Esta é a terceira grande interrupção da Internet em dois meses. Anteriormente, companhias aéreas, bancos, bolsas de valores e plataformas de negociação experimentaram breves interrupções devido a um bug no serviço, que mais tarde foi identificado como um problema no provedor Fastly.
Mesmo um pequeno problema em uma dessas empresas pode fazer com que grande parte da Internet fique off-line muito rapidamente, uma vez que há um número muito limitado de organizações que fornecem infraestrutura para sustentar toda a Internet.