Washington quer retomar diálogo com Pyongyang sobre desnuclearização, diz mídia

Os EUA esperam retomar o diálogo com a Coreia do Norte sobre a desnuclearização da península e confiam em que este trabalho seja confiável, previsível e construtivo, afirmou a vice-secretária de Estado dos Estados Unidos, Wendy Sherman.
Sputnik

Sherman falou aos jornalistas depois de um encontro com as autoridades da Coreia do Sul, em Seul, tendo as duas partes reafirmado que vão manter os esforços diplomáticos para convencer a Coreia do Norte a retomar as conversações sobre o programa nuclear de Pyongyang, segundo a Reuters.

"Nós esperamos uma forma confiável, previsível e construtiva de avançar com a RPDC [República Popular Democrática da Coreia]. Nós propusemos o diálogo e estamos esperando por eles", afirmou a vice-secretária.

A funcionária também afirmou que apesar da situação tensa com a China, pretende discutir a questão norte-coreana durante sua visita a Pequim.

Washington quer retomar diálogo com Pyongyang sobre desnuclearização, diz mídia

"Tem aspectos que são competitivos. Tem aspectos que são desafiadores e aspectos onde podemos cooperar [...] Pensar juntos em obter a desnuclearização completa da península coreana é certamente uma área de cooperação", declarou.

Além disso, a vice-secretária norte-americana quer uma cooperação maior entre a Coreia do Sul e os EUA no combate à COVID-19, nas questões das mudanças climáticas e na formação de uma cadeia de suprimentos "segura e resistente" para semicondutores e redes de telecomunicações 5G.

Comentar