A China iniciou a construção do Aeroporto de Purang, uma pista de dupla utilização localizada perto da passagem de Lipulekh, que fica na junção entre a Índia, Nepal e China, segundo a revista India Today.
A edificação do aeroporto é significativa por conta da disputa de fronteira em curso entre o Nepal e a Índia sobre qual país tem soberania na passagem, que é controlada por Nova Deli, mas reivindicada por Katmandu.
Início da construção no aeroporto civil e militar de Purang de uso duplo, altitude 4.755 m, Ngari, próximo a Lipulekh, trijunção China-Nepal-Índia. Faz parte do plano de construção de aeroporto do Tibete 3+1 com o objetivo de aumentar a conectividade aérea na região.
O novo empreendimento seria o principal motivo da visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Tibete na semana passada. O intuito era revisar o andamento dos projetos de infraestrutura na região.
Segundo relatos, Xi também interagiu com soldados do Exército de Libertação Popular (ELP) do Tibete, conclamando-os a "fortalecer de forma abrangente o trabalho de treinamento e preparação".
A visita do líder chinês ocorre em meio a um impasse persistente na fronteira entre o ELP e o Exército indiano na região leste de Ladakh, localizada no lado oeste da fronteira sino-indiana.
Várias rodadas de negociações entre comandantes e oficiais indianos e chineses não conseguiram resolver o impasse na fronteira, que se transformou em confrontos mortais para os dois lados em junho de 2020.