No sábado, o helicóptero robótico completou o seu 10º voo desde que chegou a Marte, junto com o rover Perseverance, em fevereiro deste ano, detalha portal Space.
"Com o êxito do voo do helicóptero em Marte, atingimos a distância total de uma milha (1,6 km) voada até agora", escreveram cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.
O décimo voo foi o mais desafiador até o momento, uma vez que o aparelho tinha que passar por dez pontos diferentes enquanto sobrevoava a região chamada Raised Ridges (Cumes Elevados, na tradução livre em português).
O aparelho atingiu uma altitude máxima de 12 metros, estabelecendo assim um novo recorde de altura, e voou cerca de 95 metros.
Desde a decolagem até a aterrissagem, a missão durou 165,4 segundos, ou seja, menos de três minutos.
O Ingenuity, helicóptero robótico de 1,8 quilograma, chegou a Marte em fevereiro como parte do rover Perseverance da NASA.
A missão do rover é procurar evidências de vida microbiana, recolher rochas a serem enviadas à Terra em uma possível missão tripulada, e explorar a geologia e o clima do Planeta Vermelho para ajudar a trilhar o caminho para missões humanas.