Rara 'rodovia' romana de 2 mil anos é desenterrada durante obras em dique nos Países Baixos (FOTO)

Escavações no município de Oosterhout para reforço de diques revelam uma espécie de estrada e um longo canal que eram usados pelo exército para transportar soldados, alimentos e materiais de construção no século I d.c.
Sputnik

Pesquisadores holandeses descobriram uma rara "rodovia", no município de Oosterhout, ao sul de Rotterdam, ao longo de um canal de 10 metros de largura que era usado pelo exército romano há cerca de 2 mil anos. 

O canal provavelmente teria transportado navios com soldados, materiais de construção e suprimentos de comida entre a cidade de Nijmegen e o rio Reno. Artefatos, incluindo uma lâmpada a óleo, um gancho de bronze e um alfinete de prata também foram recuperados.

Especialistas da consultoria em arqueologia RAAP fizeram as descobertas a partir de escavações que estão sendo conduzidas ao longo da rota do dique Wolferen-Sprok, uma espécie de barragem que deve receber reforço para atender aos novos altos padrões de segurança da água na costa holandesa.

"O canal é grande o suficiente para navios da época dos romanos - provavelmente eram navios do exército que transportavam soldados, mas também alimentos, materiais de construção e outras coisas", disseram os pesquisadores ao Daily Mail.

"Há uma boa chance de que este canal conectasse Nijmegen e o [rio] Reno. Nijmegen era uma cidade importante na época dos romanos", explicaram.

Naquela época, século I d.C., o rio Reno era fronteira do Império Romano. "Os soldados tinham que ser capazes de se mover facilmente e precisavam de muitas coisas. O canal, portanto, desempenhou um papel importante. Assim como a estrada descoberta", concluíram.

Comentar