Segundo o Centro Sismológico Peruano, o epicentro do fenômeno localizava-se 12 quilômetros a oeste do distrito costeiro de Sullana, na província com o mesmo nome, na cidade de Piura, que fica a mais de 980 quilômetros da capital Lima.
Autoridades de monitoramento estimam que o movimento ocorreu a uma profundidade de 36 quilômetros nesta sexta-feira (30) às 12h10 de Lima (14h10 hora de Brasília). Já o Instituto Geofísico do Equador informou que o terremoto foi sentido naquele país às 12h15, hora local.
Um vídeo postado nas redes sociais mostra danos em um supermercado da região após o forte tremor. Nas imagens é possível ver que parte do teto de gesso desmoronou e produtos caíram das prateleiras.
VIDEO | Sobre danos nas instalações comerciais de Sullana - Peru após terremoto de magnitude 6,1.
Outro vídeo mostra a fachada de uma basílica no centro de Piura com pedaços de concreto no chão, mas aparentemente não houve feridos nesta zona.
URGENTE: Piura no Peru após um terremoto de magnitude 6,1.
No entanto, moradores de outras zonas da cidade relatam no Twitter danos materiais em carros, casas e pessoas feridas.
O que aconteceu em Piura não é um abalo forte, é um terremoto. Existem feridos e muitos danos materiais em várias províncias, principalmente em Sullana, Paita e Piura.
Primeiras imagens do terremoto em Piura graças ao nosso editor Enrique Chunga.
O Instituto Nacional de Defesa Civil não divulgou alerta de tsunami e indicou que o movimento foi sentido nas cidades vizinhas de La Libertad e Tumbes, que ficam na fronteira com o Equador. Já no Equador, na cidade de Guayaquil, há relatos nas redes sociais de que setores de prédios foram evacuados por vários minutos por segurança.
O presidente peruano recém-empossado Pedro Castillo saiu de um desfile cívico que acompanhava e está seguindo a Piura para atender aos afetados pelo terremoto.