Anfíbio inusitado com 'forma de macarrão' e cego é encontrado pela 1ª vez nos Estados Unidos (FOTO)

Os pesquisadores não têm certeza de como o Typhlonectes natans chegou ao sul da Flórida, mas afirmam que o local é um ambiente propício para que a espécie se prospere.
Sputnik

Cientistas do Museu de História Natural da Flórida, EUA, anunciaram esta semana que um estranho anfíbio com forma de macarrão, nativo da Colômbia e da Venezuela, foi encontrado pela primeira vez nos EUA, em um canal da cidade norte-americana de Miami.

​Curiosidade. Impressionante! Cientistas da Flórida encontraram o anfíbio Typhlonectes natans, nativo da Colômbia e da Venezuela, que não se sabia que vivia na natureza nos EUA. Ele também emigrou para os EUA

O Typhlonectes natans, também conhecido como ceciliano do rio Cauca, foi encontrado no canal Tamiami, no sul da Flórida. Embora se assemelhem a cobras, esse animal é de outra ordem de anfíbios e pode variar em tamanho de alguns centímetros a 1,5 metro de comprimento. Os vestígios fósseis de ancestrais dessa espécie datam de mais de 170 milhões de anos.

Esses anfíbios sem membros possuem uma visão extremamente deficiente. O nome dessa espécie, inclusive, vem da palavra latina cecus que significa cego. Por outro lado, esses animais possuem têm tentáculos sensoriais localizados entre os olhos e as narinas, estruturas que são exclusivas desta espécie e podem ajudá-los a encontrar comida.

Os pesquisadores não têm certeza de como o T. natans chegou ao sul da Flórida, embora suspeitem que o anfíbio pode ter sido adquirido como animal de estimação e liberado no local por algum proprietário.

"Muito pouco se sabe sobre esses animais selvagens, mas não há nada particularmente perigoso neles, e não parecem ser predadores sérios […]. Eles provavelmente comerão animais pequenos e serão comidos por animais maiores. Esta poderia ser apenas mais uma espécie não nativa na mistura do sul da Flórida", explica no comunicado Coleman Sheehy, gerente de coleção de herpetologia do Museu de História Natural da Flórida.

Sheehy acrescenta que nunca pesou que um dia encontraria essa espécie na Flórida: "Essa foi uma grande surpresa".

Muitos cecilianos do rio Cauca passam suas vidas enterrados no subsolo, em água doce e rasa, com vegetação aquática. Sheehy conclui afirmando que o canal em Miami onde a espécie foi encontrada é exatamente assim. "Este é um ambiente onde esta espécie pode prosperar", garante.

Comentar