Os veículos elétricos modernos e dispositivos móveis requerem cada vez mais baterias de maior capacidade, durabilidade e estabilidade. Muitas empresas veem a solução para essa necessidade nas baterias de estado sólido: uma evolução da bateria de íon de lítio, mas com um material sólido como o eletrólito.
Assim, uma equipe da Universidade de Ciência e Tecnologia da China desenvolveu um novo material que pode ajudar a reduzir os custos de produção de baterias de lítio de estado sólido e acelerar sua comercialização em veículos elétricos, segundo o site Electrek.
O novo material, cloreto de lítio-zircônio, oferece custo de material reduzido, além de desempenho e estabilidade necessários.
A equipe liderada por Ma Cheng afirma que as matérias-primas usadas no novo material são cerca de dez vezes mais baratas do que os eletrólitos sólidos de cloreto de última geração, mas ainda mantêm alta condutividade iônica, deformabilidade e compatibilidade com catodos de classe 4V.
Além disso, o material demonstra tolerância à umidade sem sinais de absorção ou degradação da condutividade quando exposto a uma atmosfera com 5% de umidade relativa, conforme publicação desta semana da equipe chinesa de pesquisadores da Nature Communications.
De acordo com o estudo, a equipe de Ma conseguiu reduzir o custo da matéria-prima para US$ 1,38 (R$ 7,07) nesta segunda-feira (2) - por metro quadrado de 50 mícrons de espessura. Em comparação, o custo do eletrólito de estado sólido mais barato até agora foi de US$ 23,05 (R$ 118,10) por metro quadrado.