A empresa aeroespacial norte-americana Bell Textron apresentou vários conceitos de projetos para uma nova classe de aeronaves de decolagem e pouso vertical para fins militares que, ao contrário dos convertiplanos tradicionais, poderão voar a mais de 740 quilômetros por hora, segundo a Bell Textron.
Esta capacidade de alcançar uma velocidade de cruzeiro tão alta permitiu aos desenvolvedores adicionar a sigla HS (Alta Velocidade, em português) ao acrônimo que é usado para chamar este tipo de veículo aéreo VTOL (Decolagem e Pouso Vertical, em português).
Ao mesmo tempo, a nova tecnologia mantém a manobrabilidade de um helicóptero em velocidade baixa, inclusive a possibilidade de estar suspenso no ar. Os projetos apresentados contêm uma opção de fluxo de ar descendente de baixa potência e uma adaptabilidade para realizar uma variedade de missões.
Embora os três conceitos revelados tenham aparência muito semelhante, seu peso bruto varia de 1,8 a 45 toneladas. A empresa não indicou o possível alcance ou altura máxima de voo das aeronaves e apenas disse que seus motores terão "tecnologias de propulsão emergentes".
Bell revela novos conceitos de projetos de decolagem e pouso vertical de alta velocidade para aplicação militar. Leia a história completa:
Em todos os desenhos, os projetistas colocaram o que parecem ser turboélices nas extremidades das asas.
"A tecnologia HSVTOL da Bell é uma mudança radical nas capacidades dos helicópteros", afirmou o vice-presidente de inovação da Bell Textron, Jason Hurst, que garantiu que o novo projeto reduz o risco associado a esta classe de aeronaves.
Bell Textron desenvolve tecnologias de decolagem e pouso vertical há 85 anos e espera que o novo conceito sirva "para a próxima geração de combatentes" em missões militares modernas.