Capturado em VÍDEO raro aglomerado de meteoros durante transmissão ao vivo em observatório no Havaí

Raro evento astronômico ocorreu durante uma transmissão de chuva de meteoros, quando foi visto um aglomerado de corpos cósmicos voando na mesma direção durante dez segundos.
Sputnik

A câmera Subaru-Asahi Sky, instalada na cúpula de telescópio Subaru em Mauna Kea, Havaí, capturou um raro "evento de aglomerado de meteoros" poucas horas antes do nascer do sol em 14 de julho, segundo informou nesta terça-feira (3) a página do telescópio.

Centenas de pessoas em todo o mundo contemplaram a transmissão ao vivo, que mostrou dezenas de meteoros brilhando no céu sobre o vulcão Mauna Kea.

Em um certo momento, às 03h58, na hora local, mais de uma dezena de corpos cósmicos voaram na mesma direção durante dez segundos, o que é incomum durante as chuvas de meteoros, que costumam surgir de forma aleatória.

"No início pensei que era apenas uma série de pequenos meteoros", explicou Fukuro, um dos espectadores da transmissão que detectaram o fenômeno raro.

"Mas quando verifiquei duas vezes a contagem, fiquei surpreendido ao notar que vários meteoros pequenos eram visíveis provenientes da mesma direção ao mesmo tempo", adicionou.

O cientista planetário Junichi Watanabe, subdiretor do Observatório Astronômico Nacional do Japão, destacou a importância de tal evento cósmico, especialmente porque durou mais tempo do que os casos anteriores. Os astrônomos estão analisando dados do acontecido.

Comentar