Em 30 de julho, o Exército dos Estados Unidos realizou testes do protótipo de minitanque não tripulado Ripsaw M5, capaz de interagir no futuro com plataformas tripuladas, segundo o comunicado desta quinta-feira (5).
Para verificar entre outras coisas sua blindagem, os militares realizaram disparos com metralhadoras e um canhão de 33 mm contra o veículo.
"Queremos analisar a incorporação de uma torre, que foi fornecida como equipamento apresentado pelo governo para aplicação na plataforma", disse o engenheiro Mike Mera.
Além disso, foi verificada a viabilidade de operar o veículo remotamente, a partir de uma estação de controle instalada em um veículo de combate Bradley modificado.
Conceito do minitanque não tripulado M5 Ripsaw
Desta maneira, foi mostrado o potencial de "combinar no futuro o M5 com plataformas tripuladas", indicou o portal The Drive.
O tanque robótico está equipado com um módulo de combate XM1296 Stryker Dragoon 8×8, fornecido com um canhão XM813 de 30 mm e uma metralhadora coaxial M240 de 7,62 mm. A característica principal desta plataforma são suas amplas possibilidades de agir em missões de reconhecimento.