Neste sábado (7), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu a separação dos três Poderes em publicação feita nas redes sociais.
O deputado afirmou que a articulação entre o Judiciário, Executivo e Legislativo deveria ser como uma dança "sem pisar no pé de ninguém".
"Neste fim de semana, sejamos ainda mais inspirados pelos ensinamentos de Aristóteles, Locke e Montesquieu, quando pontificaram sobre o sistema de freios e contrapesos que formam a separação entre os poderes", escreveu.
As declarações de Lira surgem após uma semana tensa entre o presidente, Jair Bolsonaro, e ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na quinta-feira (5), o ministro e presidente do STF, Luiz Fux, cancelou uma reunião que haveria entre os chefes dos Poderes depois que o presidente da República proferiu ofensas a ministros e ao processo eleitoral brasileiro, conforme noticiado.
Em motociata realizada hoje (7), Bolsonaro disse que "querem decidir no tapetão as coisas, não pode ser dessa maneira", fazendo menção aos últimos acontecimentos entre ele e o STF, TSE e membros da CPI da Covid.