Um homem que passeava pelos campos adjacentes à localidade de El Rubio (Sevilha, Espanha) encontrou uma escultura turdetana do século VI a.C. em forma de cabeça, informou nesta quinta-feira (5) a agência EFE, citando fontes da prefeitura.
Enquanto caminhava, o morador viu no chão o que parecia ser uma cabeça esculpida em pedra em escala humana, então foi às autoridades locais, que informaram a Guarda Civil.
A descoberta ocorreu em abril passado, mas só foi revelada nesta semana à mídia. A peça foi transferida para o Museu Arqueológico de Sevilha para catalogação.
Encontram em El Rubio (Sevilha) escultura de cabeça turdetana do século VI a.C.
Após uma primeira análise, os especialistas acreditam que se trata de uma escultura da civilização turdetana, que se desenvolveu na Turdetânia, região que hoje é conhecida como Vale do Guadalquivir e se estende desde o Algarve em Portugal até a Serra Morena na Espanha.
Esta cabeça seria "o primeiro achado arqueológico pertencente a esta civilização descoberto na área de El Rubio", declarou o prefeito Rafael de la Fe, garantindo que ela poderia "reescrever a história do município".
Por isso, e dada a possibilidade de que se trate de uma peça de valor arqueológico, a prefeitura local solicitou à Secretaria da Cultura para lhes dar permissão para conservá-la e guardá-la para exposição.