Até o fim de 2021, as Forças Armadas da Rússia receberão 20 novíssimos tanques T-14 Armata, informou o vice-ministro da Defesa russo, Aleksei Krivoruchko.
Além disso, o Exército receberá 65 tanques de série T-90M Proryv.
18 drones de ataque e reconhecimento das classes média e pesada e uma brigada de sistemas Iskander-M também serão entregues às Forças Armadas.
O T-14 Armata é o único tanque no mundo de terceira geração destinado a combater em contato direto com o inimigo, apoiar a ofensiva de unidades de infantaria motorizada e destruir forças inimigas em abrigos e campo aberto.
T-14 possui uma nova configuração: a torre com o armamento é desabitada, os três membros da tripulação estão em uma cápsula blindada isolada, localizada na parte da frente do corpo do tanque. Armata tem uma blindagem combinada de múltiplas camadas, a nova proteção dinâmica Malakhit e o sistema de defesa ativa Afganit.
O motor pode atingir 1.500 cavalos de potência, o que deve garantir a velocidade máxima de 80 quilômetros por hora na estrada. A arma principal do veículo blindado é o canhão 2A82-1M de 125 milímetros.
Míssil Tsirkon
Os testes estatais do míssil hipersônico Tsirkon terminarão neste ano, disse o vice-ministro da Defesa da Rússia.
O Tsirkon é o primeiro míssil de cruzeiro hipersônico no mundo capaz de realizar um voo longo manobrando nas camadas densas da atmosfera e usando seu próprio motor durante todo o percurso.
O míssil pode atingir a velocidade máxima de Mach 9 (11.016 km/h). O alcance máximo do Tsirkon é de 1.000 quilômetros.
É planejado que as fragatas do projeto 22350, os novíssimos submarinos multifuncionais do projeto 885M Yasen-M, bem como o cruzador de mísseis modernizado Admiral Nakhimov e o submarino Irkutsk, serão equipados com o Tsirkon.