O Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA pretende comprar dezenas de navios de guerra anfíbios de pequeno porte para apoiar os novos conceitos de operações expedicionárias.
Neste contexto, o construtor naval Austal USA apresentou, no dia 3 de agosto, seu projeto para um novo navio de guerra anfíbio leve (LAW, na sigla em inglês), informa o portal Naval News.
O projeto proposto, que recorda alguns dos clássicos navios de desembarque de tanques, foi desenvolvido para cumprir com o requisito de 24 a 35 novos navios anfíbios, que estão destinados a apoiar os fuzileiros em direção ao conceito das chamadas "operações distribuídas", ou dispersas, indica o portal The Drive.
O conceito de operações distribuídas adotado pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA é uma forma de manobra em que unidades pequenas e altamente capacitadas se distribuem em uma grande área de operações para depois atuar em forma coordenada com o objetivo de interromper o acesso do inimigo a áreas importantes.
Sea Air Space dia 2: Austal USA está exibindo com proeminência seu conceito para o navio de guerra anfíbio leve (LAW). O projeto da Austal conta com uma rampa de proa atrás de um modelo de proa completo como nos navios de desembarque clássicos da Segunda Guerra Mundial. A Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA pretendem firmar um contrato para 2023.
A Austal apresentou seu projeto na exposição marítima Sea Air Space 2021, que ocorreu entre os dias 2 e 4 de agosto no Centro Nacional de Convenções Gaylord, em Maryland.
O modelo do navio de guerra anfíbio leve mostra uma embarcação provida de uma rampa de proa e um calado pouco profundo, o que permitiria encalhar em praias para desembarcar rapidamente os veículos de combate.
O conceito permite um acesso rápido a qualquer costa, inclusive às não acondicionadas e desprovidas de infraestruturas como cais.
Os navios também possuem uma plataforma de voo elevada, localizada na popa, possivelmente para abrigar helicópteros ou drones de decolagem e pouso vertical.
"O navio de guerra anfíbio leve proporciona à Marinha dos EUA uma maior flexibilidade para operações distribuídas e a implantação do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e unidades especiais em praias e portos remotos não acondicionados", observa a construtora, citada pelo Naval News.
A embarcação, de 120 metros de comprimento e deslocamento de 4.500 toneladas, deve ter um raio de ação de mais de 6.400 quilômetros e uma boa navegabilidade em alto mar. Além disso, seu design permite um reabastecimento vertical, possivelmente a partir de helicópteros.