Vários relatos sugerem que a cidade caiu nas mãos do grupo insurgente neste sábado (14), tendo algumas das forças e autoridades locais fugido para o país vizinho Uzbequistão.
Mazar-i-Sharif é a capital da província de Balkh, e era amplamente considerada um importante bastião governamental. Porém, hoje (14) acabou por ser capturada sem grandes confrontos, de acordo com as fontes locais.
"Os Talibã assumiram o controle de Mazar-i-Sharif [...] Todas as forças de segurança deixaram a cidade", declarou Afzal Hadid, chefe do concelho provincial de Balkh.
Existiram pequenos conflitos esporádicos quando o grupo invadiu a cidade, mas as forças de segurança acabaram por deixar seu equipamento e fugiram na direção da fonteira, acrescentou Hadid.
Centenas de funcionários governamentais e soldados, junto com veículos militares, esperam para cruzar a ponte Hairatan para entrar no Uzbequistão.
O Talibã confirmou que todas as localizações-chave de Mazar-i-Sharif foram "conquistadas por completo". O grupo também alegou ter apreendido "um grande número de veículos, armas e equipamento" na cidade, e disse que iria revelar mais detalhes da situação em breve.
A conquista de mais uma capital provincial pelo Talibã toma lugar apenas dois dias após a visita do presidente afegão, Ashraf Ghani, a Mazar-i-Sharif, onde se reuniu com grupos locais para combater os insurgentes.
Após todas as suas ofensivas, o Talibã chegou agora à periferia da capital do país, Cabul, estando apenas a cerca de 11 quilómetros do desejado seu destino final.