Embaixada dos EUA no Afeganistão informou neste domingo (15) que ocorreu um incêndio no aeroporto de Cabul. A embaixada instruiu os norte-americanos no país a procurarem abrigo. Fontes relataram que, logo em seguida, iniciou-se um tiroteio com o uso de armas leves e pesadas enquanto as tropas dos EUA ajudavam a evacuar os norte-americanos do país.
"A situação da segurança em Cabul está mudando rapidamente, inclusive no aeroporto. Há relatos de incêndio no aeroporto; portanto, estamos instruindo os cidadãos dos EUA a se abrigarem no local. [...] Não ligue para a embaixada dos EUA em Cabul para detalhes ou atualizações sobre o seu voo", lê-se no comunicado divulgado pela embaixada norte-americana.
Também neste domingo (15), o Exército dos EUA evacuou o embaixador dos EUA em exercício no Afeganistão da embaixada no aeroporto de Cabul.
Embaixadas evacuadas
Não são os EUA que começaram a retirar seu corpo diplomático do Afeganistão. Outros países com presença diplomática em Cabul também começaram a preparar a retirada de seu pessoal. Entre eles, Alemanha, França, Finlândia, Canadá, Reino Unido e Suécia, entre outros.
Por outro lado, a Turquia afirmou que a embaixada turca continuará em operações. "Fizemos os preparativos necessários para os cidadãos turcos que querem deixar o Afeganistão [...]. Nossa embaixada em Cabul continua suas operações", garantiu Mevlut Cavusoglu, ministro das Relações Exteriores da Turquia.
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), por sua vez, afirmou que vai manter sua presença diplomática em Cabul e ajudar a manter o aeroporto da cidade funcionando e facilitando as evacuações, disse um funcionário da Aliança Atlântica à agência Reuters neste domingo (15). O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, discutiu os últimos acontecimentos no Afeganistão com líderes, entre eles, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson.
Falei com o primeiro-ministro britânico Boris Johnson e com os ministros de Relações Exteriores dos nossos aliados Canadá, Dinamarca e Países Baixos sobre a situação no Afeganistão. A OTAN está ajudando a manter o aeroporto de Cabul aberto para facilitar e coordenar as evacuações.
Neste domingo (15), o Talibã entrou em Cabul e afirmou que espera assumir o poder em alguns dias. Horas antes, o presidente Ashraf Ghani deixou o Afeganistão com destino ao Tajiquistão. De lá, Ghani deve seguir para um outro país ainda não revelado.